Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Parceria com o Colégio Estadual revive os Jogos Florais de Arapongas

Arapongas realizou recentemente a XXVII edição dos Jogos Florais no Anfiteatro Vianinha. Os Jogos Florais consistem em um concurso de declamação de poesias e teve como idealizador o professor Araujo (in memoriam). “Hoje, os jogos florais contam com uma grande inovação, acreditando no potencial de nossos alunos da rede municipal, estadual e particular de Arapongas”, comentou o secretário de Educação, professor Paulo Valério. Ele acrescenta que esta edição dos Jogos Florais tem a parceria entre prefeitura, através das Secretarias de Educação e Cultura e o Colégio Estadual Antonio Garcez de Novaes, onde originariamente surgiram os jogos.

Segundo o prefeito Beto Pugliese, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. “A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Descoberta esta, tão decisiva para a formação do indivíduo”, destacou.

Já o professor Paulo Valério, destaca que, brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

Os jogos florais contam com a participação de alunos da rede municipal, estadual e particular e demais pessoas da comunidade, através de declamações de poesias que são divididas em duas categorias: Clássica e Sertaneja. Este ano também conta com um diferencial: no último dia serão apresentados todos os classificados em primeiro lugar nas duas categorias e escolhido o melhor em cada uma delas. Os dois classificados receberam o troféu “PROFESSOR ARAUJO – MELHOR DOS MELHORES”, homenagem ao professor Araujo, que muito trabalhou para que os Jogos Florais permanecessem na História de Arapongas.

Um comentário:

  1. Grande homenagem a este brilhante professor. Esta iniciativa de buscar a pureza dos sentimentos através das declamações das poesias, é resgatar dentro de nós valores importantes que estão adormecendo dentro de nós.
    PARABÉNS, PREFEITO, SECRETÁRIO E SEUS COLABORADORES.

    ResponderExcluir