Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Padre Carlos falece na Santa Casa

Faleceu na tarde de ontem (24), na Santa Casa de Misericórdia de Arapongas, o padre Carlos Willibald Koehler, 82 anos. O padre, de origem alemã, estava na cidade desde 1975 e esteve por décadas atuando no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Segundo o padre Antônio Beffa, o religioso da ordem Palotina vinha há meses enfrentando problemas de saúde decorrentes da idade. Por conta disso, padre Carlos tinha deixado de celebrar missas na Igreja Matriz. “Infelizmente ele estava muito doente”, comenta.

Nascido na Alemanha, padre Carlos foi ordenado em 1960. Um ano depois, o religioso veio para o Brasil onde, depois de passagens por São Paulo e Curitiba, fixou residência definitivamente em Arapongas, cidade que escolheu para passar o resto de sua aposentadoria. Em dezembro de 2003, ele recebeu o título de cidadão honorário.

Parceria com o Colégio Estadual revive os Jogos Florais de Arapongas

Arapongas realizou recentemente a XXVII edição dos Jogos Florais no Anfiteatro Vianinha. Os Jogos Florais consistem em um concurso de declamação de poesias e teve como idealizador o professor Araujo (in memoriam). “Hoje, os jogos florais contam com uma grande inovação, acreditando no potencial de nossos alunos da rede municipal, estadual e particular de Arapongas”, comentou o secretário de Educação, professor Paulo Valério. Ele acrescenta que esta edição dos Jogos Florais tem a parceria entre prefeitura, através das Secretarias de Educação e Cultura e o Colégio Estadual Antonio Garcez de Novaes, onde originariamente surgiram os jogos.

Segundo o prefeito Beto Pugliese, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. “A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Descoberta esta, tão decisiva para a formação do indivíduo”, destacou.

Já o professor Paulo Valério, destaca que, brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

Os jogos florais contam com a participação de alunos da rede municipal, estadual e particular e demais pessoas da comunidade, através de declamações de poesias que são divididas em duas categorias: Clássica e Sertaneja. Este ano também conta com um diferencial: no último dia serão apresentados todos os classificados em primeiro lugar nas duas categorias e escolhido o melhor em cada uma delas. Os dois classificados receberam o troféu “PROFESSOR ARAUJO – MELHOR DOS MELHORES”, homenagem ao professor Araujo, que muito trabalhou para que os Jogos Florais permanecessem na História de Arapongas.

Assaltante é detido e surrado por populaares em Arapongas

Um assaltante foi preso, no final de seman, por populares e pelo proprietário de um estabelecimento comercial no qual ele tentava praticar roubo na cidade de Arapongas. O fato ocorreu no fim da noite deste sábado (22), na Mix Lanches, localizada na Rua Macuru, Conjunto Flamingos.

Conforme a Polícia Militar, dois homens deram voz de assalto e roubaram R$ 450 do cofre do estbelecimento.

Quando fugiam, um dos ladrões, que não estava armado, foi agarrado pelo comerciante e alguns clientes.

Diego Rodrigo Carvalho, 20 anos, foi detido e encaminhado para a 30ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) para ser autuado em flagrante.

Ele e seu comparsa são suspeitos de praticar vários outros roubosem estabelecimento comerciais na cidade.