Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Merenda Escolar de Arapongas é referência no Estado

A merenda escolar é um assunto levado a sério em Arapongas, tanto que o município é considerado referência no Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, garantir uma merenda de qualidade, exige dedicação e organização, desde o planejamento, elaboração, orientação, supervisão dos cardápios, aquisição dos gêneros, até o armazenamento apropriado e a capacitação das merendeiras, proporcionando assim uma alimentação adequada, que garanta o bem estar do aluno, facilitando seu aprendizado.

No total a prefeitura mantêm dois centros de distribuição, que basicamente dividem sua atenção entre alunos da Rede Municipal de Ensino e crianças dos Centros Educacionais Infantis. Um deles é a Central de Merendas, que atende 26 Escolas Municipais. Em média são servidas 7.800 refeições diárias pela Central de Merendas, que também atende as duas escolas de período integral (Albor Pimpão e Padre Chico) servindo 3 refeições ao dia.

Outro importante centro de produção e distribuição é o Centro de Referência Nutricional de Arapongas (CERENA), que atende os Centros Educacionais Infantis, em uma média de 4 refeições diárias para cerca de 1.800 crianças. O Centro conta com produção própria de pães e derivados de soja, cuja distribuição também é direcionada para Escolas e entidades filantrópicas, além de famílias cadastradas em programas Federais. Sua produção mensal gira em torno de 116.068 unidades de pão e 5.206 unidades de 200 ml de leite de soja.
O secretário de Educação, Paulo Valério, diz que todo o processo que resulta em uma merenda escolar quantitativa e de qualidade começa com a aquisição dos alimentos, acrescentando que os gêneros hortifrutigranjeiros são comprados diretamente do produtor rural, através do Programa Compra Direta, incentivando assim o comércio local.

Ele também destaca o cardápio, que é elaborado por uma nutricionista, sendo que todo alimento que será incluído pela primeira vez no cardápio, passa por um teste de aceitabilidade, realizado em pelo menos duas escolas, onde só será aprovado se tiver uma aceitação acima de 80%. “A nutricionista também faz visitas periódicas em todas as escolas, onde é avaliada a higiene pessoal e uniformização das merendeiras, higiene e organização da cozinha e do depósito de merenda e acompanhamento do cardápio”, acrescenta.

O prefeito Beto Pugliese, finaliza destacando que sempre colocou a Merenda Escolar como prioridade e buscou desde o início de seu mandato melhorar cada vez mais o setor, por entender que uma criança bem alimentada, tem um rendimento escolar melhor.” A escola deve entender a educação não só como a transmissão de conteúdo, mas também como formação do cidadão e nesse contexto, a alimentação tem seu papel na busca da promoção da saúde, suprindo as necessidades nutricionais dos alunos e garantindo seu bem estar, ânimo e atenção ao aprendizado”, concluiu.

Advogado sequestrado em Califórnia é deixado em Arapongas

Um advogado, cujo nome não foi divulgado pela polícia, foi sequestrado por três criminosos armados e mantido dentro por porta-malas do próprio veículo - um Ford Fusion, na noite desta sexta-feira (25). O homem contou que foi abordado por três pessoas na sída um posto de combustível em Califórnia. Ele só conseguiu se libertar dos bandidos horas depois, em Arapongas.

O advogado relatou que retornava de um audiência judicial no fórum de Marilândia do Sul e após deixar uma cliente em casa, parou no posto para comprar água. A vítima informou que na saída do posto deu carona a uma pessoa e logo depois acabou abordada por dois homens.

Ele foi levado até uma estrada rural no município de Califórnia, onde suas vestes foram retiradas e acabou trancado no porta-malas do Fusion.

Já próximo a Apucarana o advogado foi posto num dos bancos do carro e seguiu viagem com apenas um dos assaltantes até Araponagas.

Já no perímetro urbano dena cidade carro ainda teria sido perseguido por terceiros e colidido com um outro veículo, antes do terceiro bandido abandonar do veículo do advogado.

O homem pediu socorro em uma residência na Rua Urumutum, na Vila São João. A polícia tenta apurar qual seria o objetivo dos assaltantes, já que nada foi roubado do advogado.

Mecânico agride idoso

José Jonas Galvão, 73 anos, acabou agredido por um mecânico, ontem (24), na cidade de Arapongas ao tentar questionar a qualidade de um conserto em veículo. José Jonas Galvão, 73 anos, teve que ser hospitalizado na Santa Casa e denunciou o caso à Polícia Militar.

O aposentado relatou à Polícia Militar (PM) que havia deixado o carro em uma oficina do Jardim Santo Antônio. Ele detalhou que ao buscar o veículo, percebeu que o serviço não teria ficado bom e voltou ao local para reclamar.

De acordo com a PM, o idoso teria tentado conversar com o mecânico, mas foi empurrado, caiu e ficou lesionado.

O caso foi relatado na 30ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Arapongas.