Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Construção de UPA entra na reta final em Arapongas

As obras de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) na região do Jardim Caravelle, entraram na reta final e devem estar concluídas nas próximas semanas.

Localizada na Rua Tico-Tico Rei, sua estrutura é composta de instalação sanitária masculino e feminina; sala de raio x; farmácia; sala de gesso (imobilização de fraturas); sala ECG (Ecocardiograma); sala de vacinas; copa para pacientes; instalação sanitária infantil; sala da diretoria; sala de inalação; sala de observação masc. e fem.; sala de isolamento; posto de enfermagem; posto de observação pediátrica; sala de coleta; atendimento social; consultórios médicos; consultórios pediátricos; triagem; dormitórios médico; sala de enfermagem e mais 12 leitos para observação de pacientes.

O prefeito Beto Pugliese disse que esta Unidade de Pronto Atendimento está sendo viabilizada através deparceria com o Governo Federal, via Ministério da Saúde e vai absorver a demanda de atendimento de hospitais e outros centros de atendimento 24 e 18 horas da Secretaria Municipal de Saúde. “A Unidade terá capacidade de 300 a 400 atendimentos dia e será mais um grande avanço do município, na área de Saúde Pública”, comentou Beto Pugliese.

Arapongas mantém alerta contra a Gripe H1N1

Apesar de ter superado a meta de vacinação durante a fase municipal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde  de Arapongas está em estado de alerta contra o avanço da doença na região. Até agora o município registrou 4 casos suspeitos, sendo que apenas um foi confirmado e após o tratamento já está fora de perigo. “Podemos dizer que a situação em nossa cidade está sob controle e o único caso registrado foi de uma criança, que não havia tomado a segunda dose da vacina”, complementou a secretaria de Saúde, Juliana Canassa.

A secretaria também tranqüiliza a população, destacando que a Secretaria de Saúde está preparada para atender eventuais casos da Gripe H1N1 e atualmente o órgão está aplicando a segunda dose da vacina para crianças de 6 meses a 2 anos de idade.”Em caso de suspeita a pessoa deve procurar o posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o Plantão 24 Horas, que temos toda estrutura necessária para o atendimento, lembrando que a Secretaria de Saúde não dispõe de doses extras da vacina, apenas o suficiente para a segunda dose das crianças”, frisou a secretária.

Outro fator importante que a população deve ficar atenta é na questão da identificação dos sintomas da Gripe H1N1 e nas medidas de prevenção. Os sintomas são febre repentina, tosse, dor de garganta e cabeça, dores musculares, nas articulações e nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio. As medidas de prevenção continuam sendo lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos pessoais, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou respirar e manter ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

Conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde, até agora o Paraná registrou 588 casos da gripe H1N1, com um total de 14 mortes. As regiões mais afetadas são as de Curitiba, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.