Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acidente provoca morte de mulher

Um choque de veiculocontra árvore no início da noite de sábado (14) provocou a morte de Marcilene Pires Ramalho, de 33 anos, na PR-444 (Rodovia Ermínio Penachi), no trecho entre a cidade de Arapongas e o Ribeirão dos Dourados.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 19 horas, o condutor de um Honda Civic com placas de Maringá perdeu o controle do veículo e em seguida o carro se chocou contra uma árvore.

A passageira Marcilene Pires Ramalho teve morte instantânea.

Morto em frente de casa

Um homem de 27 anos foi assassinado na madrugada de ontem em Arapongas. Fabrício dos Santos Félix foi a primeira vítima de homicídio do ano no município.

Segundo as informações da Polícia Militar, ele foi morto com uma facada no portão de sua casa. O crime aconteceu na Rua Anhuns, na Vila Aparecida, por volta das 5h30.

Chovia no momento do crime e, segundo o que foi apurado pela PM, Félix estaria em frente à casa conversando com alguém, ainda não identificado. “Um irmão dele disse que ouviu um tiro. Mas o Samu constatou que ele levou uma facada no pescoço. Não havia perfuração por projétil”, disse o subcomandante da 7ª CIPM, de Arapongas, tenente Vilson Laurentino da Silva. “Ainda foi encontrada uma faca escondida na manga da camisa da vítima”, relatou Silva.

Novo delegado assume a 30ª DRP

O município de Arapongas tem novo delegado chefe. Pedro Lucena, 55 anos, assumiu oficialmente a 30ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) na última segunda-feira. O delegado que estava em Umuarama e que já chefiou a Polícia Civil de Rolândia ocupou o cargo após a transferência de Valter Helmut para Londrina.

Lucena assumiu uma delegacia com 14 investigadores e uma cadeia lotada com cinco vezes a capacidade de presos. “O excesso de presos não é uma situação só de Arapongas. É do Paraná todo. Venho de uma cidade onde tive que administrar uma cadeia que era para 64 presos e tinha 362. Isto é resultado da deficiência dos governos anteriores que não construiram unidades prisionais”, disse Lucena.

Outro desafio a ser encarado, segundo ele, é o enxuto quadro de escrivães, 3 na unidade. “É muito pouco. Vamos reivindicar junto à Polícia Civil o relocamento para cá de mais policiais. Mas por enquanto vamos nos virando com a situação”, relatou o delegado.

GM vai monitorar prédios públicos em Arapongas

O monitoramento de segurança dos prédios públicos de Arapongas ficará a cargo da Guarda Municipal. Com isso, a expectativa, antecipa o gerente da corporação, Antônio José da Silva, é que o município deixe de terceirizar empresas para a vigilância destes locais.
“Estamos trabalhando em etapas. Na primeira, serão 14 prédios com alarmes instalados e monitorados pela própria guarda. Depois vamos aumentar isso”, comenta Silva.

Ele relata que o sistema já está em funcionamento em sete escolas municipais, entre elas a Escola Municipal Antonica Giroldo Franciosi, no centro da cidade. O monitoramento é feito durante 24 horas. A partir dos disparos dos alarmes, sensíveis à movimentação nos ambientes, equipes da Guarda Municipal são acionadas para verificar o que está ocorrendo nos prédios acompanhados.

Para o gerente da Guarda Municipal, a medida garantirá redução dos custos gerados pelo monitoramento terceirizado aos cofres públicos. “Isso também vem de acordo com a finalidade da criação da Guarda Municipal, que é a proteção dos bens públicos”, observa ele, sem revelar, no entanto, o investimento da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran) no projeto.

A Guarda Municipal já monitora as ruas da cidade, através de uma central de câmeras de segurança. Os equipamentos, 12, estão posicionados em pontos estratégicos do município. Além disso, reforça Silva, a equipe atua em outros projetos e têm à disposição armas não letais, conhecidas como tasers, e até motocicletas.