Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Arapongas quer manter o embalo no Estadual da Primeira Divisão

Depois de vencer o Coritiba por 2 a 0, domingo passado, no Estádio Municipal dos Pássaros, o Arapongas Esporte Clube quer manter o embalo no segundo turno do Campeonato Estadual da Primeira Divisão.

Hoje, a partir das 15h40, a equipe do técnico uruguaio Darío Pereyra enfrenta o Corinthians Paranaense, no Eco-estádio Janguito Malucelli, em Curitiba. O time da Capital vem de derrota para o Paranavaí por 3 a 1 e ainda corre o risco de rebaixamento.

No Arapongas, o volante Alexandre e o meia Edu Amparo, cumpriram suspensão frente ao Coritiba, mas devem ficar no banco de reservas. Darío gostou do time na rodada passada e por isso pode manter a equipe, que tirou a invencibilidade do Coritiba no Estadual.

O Arapongas atuará com Vitor; Maicon, Douglas, Neto Gaúcho e Edinho; Luís Mário, Fabinho, Sandro e Marcos Tora; Léo Itaperuna e Tiago Adan.

O Corinthians deve jogar com Ricardo Vilar; André Luiz, Seffrin, Alex Fraga e Nelsinho; Javier Méndez, Anderson Rosa, Willian Leandro e Safira; Andrezinho e Bruno Batata.

Veículos reforçam ação das GMs

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região Metropolitana (Cismel) entregou ontem um total de 29 motos para as Guardas Municipais (GM) de Apucarana, Arapongas e Londrina. O investimento aumenta em cerca de 66% o número de veículos da corporação apucaranense e em 38% o da araponguense. Também foi apresentada a licitação para a compra de novas câmeras de segurança para os 10 municípios que compõem a entidade.

São 15 motos para Londrina, seis para Apucarana e oito para Arapongas, que também recebeu uma mini van. Os mais de R$ 478 mil utilizados para a compra dos veículos vieram através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça para o enfrentamento à criminalidade em todo o país.

O comandante da Guarda Municipal de Apucarana, cabo Maurício Melo, destaca a importância desse investimento para a cidade. “Quem ganha é a comunidade apucaranense. Agora haverá muito mais agilidade para atender as ocorrências. Era a peça que faltava no ‘xadrez’ do combate ao crime no município”.

Empresários do setor moveleiro comemoram IPI zero

Já está em vigor o decreto nº 7705/12, baixado anteontem pela presidente Dilma Rousseff. Com a deliberação, que partiu do Ministério da Fazenda, fica zerada a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis. A medida foi comemorada ontem no polo moveleiro de Arapongas, que concentra 163 indústrias e gera mais de 11 mil empregos diretos, se constituindo no segundo maior do País em produção e faturamento.

A desoneração estava em vigor desde janeiro e acabaria no final deste mês, mas o benefício foi prorrogado até 30 de junho. E, ao mesmo tempo, governo retirou todo o IPI para a linha de móveis. Normalmente a alíquota é fixada em 15%, mas a cobrança que estava em vigor era de apenas 5% e agora ficou zerada. O Ministério da Fazenda prevê que o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões com as desonerações. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores.

A medida, conforme admite o secretário geral do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Silvio Luiz Pinetti, vai evitar demissões e até a prática de conceder férias coletivas aos funcionários. “De imediato espera-se que o IPI zerado viabilize mais vendas, levando em conta os preços mais acessíveis aos consumidores”, avaliou Pinetti, assinalando que as indústrias estavam com os estoques em alta.

Quaresma com tradição teatral

Considerada pelo cristianismo o maior ato de amor pela humanidade, a crucificação de Jesus é lembrada pelos católicos do mundo inteiro. Um exemplo que a tradição se mantém viva pelos fieis poderá ser conferida no próximo domingo no Parque das Nações, às 19h30, em Arapongas. São quase mil pessoas envolvidas na produção e atuação da peça teatral Paixão de Cristo. A expectativa é que o espetáculo, produzido há 15 anos pelo Grupo Teatral Mãe do Céu, seja assistido por 15 mil espectadores. No último sábado, atores caracterizados desfilaram pela Avenida Arapongas para divulgar o evento.

De acordo com o coordenador da peça, Luiz Vechiatto, está tudo pronto para a apresentação. Os últimos ensaios aconteceram neste fim de semana. Este ano, segundo ele, a encenação que reconstitui as últimas horas da vida terrena de Jesus também será transmitida ao vivo por pelas emissoras de televisão Século XXI, TV Paraná e TV Antares.

Para Vechiatto, o interesse em transmitir a Paixão de Cristo representa o sucesso crescente do trabalho na comunidade católica. “O elenco é formado por pessoas de todos os níveis sociais. Temos andarilhos, empresários, catequistas e donas de casa. Todos podem participar, basta mostrar interesse e nos procurar”, diz. A interação entre o grupo teatral e a comunidade é tão forte que o figurino, por exemplo, é feito por costureiras voluntárias. O material usado na confecção das roupas é doado por empresários e lojistas da cidade. A Prefeitura Municipal também contribui com o projeto.

O coordenador da peça, que interpreta Jesus, se dedica tanto ao papel que deixou o cabelo e a barba crescer para se parecer mais com o personagem. Responsável pela apresentação, ele procura todos os anos acrescentar um detalhe a mais da vida de Jesus. “Já fui três vezes à ‘Terra Santa’ para conhecer de perto o local onde toda esta história ocorreu. Também comecei a estudar Teologia com o intuito de entender melhor a vida de Jesus”, sustenta. “A minha vida mudou muito depois que comecei com o teatro em 1998. Tenho conhecimento de outras pessoas que também tiveram a vida transformada depois que começaram a participar da peça. O objetivo é justamente este: a evangelização”, diz.