Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Empresários do setor moveleiro comemoram IPI zero

Já está em vigor o decreto nº 7705/12, baixado anteontem pela presidente Dilma Rousseff. Com a deliberação, que partiu do Ministério da Fazenda, fica zerada a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis. A medida foi comemorada ontem no polo moveleiro de Arapongas, que concentra 163 indústrias e gera mais de 11 mil empregos diretos, se constituindo no segundo maior do País em produção e faturamento.

A desoneração estava em vigor desde janeiro e acabaria no final deste mês, mas o benefício foi prorrogado até 30 de junho. E, ao mesmo tempo, governo retirou todo o IPI para a linha de móveis. Normalmente a alíquota é fixada em 15%, mas a cobrança que estava em vigor era de apenas 5% e agora ficou zerada. O Ministério da Fazenda prevê que o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões com as desonerações. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores.

A medida, conforme admite o secretário geral do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Silvio Luiz Pinetti, vai evitar demissões e até a prática de conceder férias coletivas aos funcionários. “De imediato espera-se que o IPI zerado viabilize mais vendas, levando em conta os preços mais acessíveis aos consumidores”, avaliou Pinetti, assinalando que as indústrias estavam com os estoques em alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário