Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Investimento em habitação popular é prioridade

Arapongas, que completa nesta segunda-feira 64 anos de emancipação política e administrativa, tem registrado um crescimento populacional significativo nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007 o município contava com 96.669 habitantes. Em 2010, o novo Censo registrou 104.150 e a estimativa para este ano já é de 105.587, o que corresponde a um acréscimo de mais 8,9 mil pessoas nos últimos três anos.

Este crescimento populacional tem exigido do poder público municipal um grande esforço no sentido de buscar a construção de mais moradias para atender às necessidades das famílias de menor poder aquisitivo. Paralelamente a esta situação, muitas outras famílias também têm procurado financiamentos junto à Caixa Econômica Federal ou diretamente com as construtoras para comprar imóveis usados ou edificar a sua casa própria.

Segundo a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), escritório regional de Apucarana, nos últimos cinco anos foram construídas e já entregues em Arapongas 834 casas populares para famílias de baixa renda, sendo 500 delas no Jardim Araucárias I, 213 na região do Jardim Baronesa e em outros locais. Outras 408 dentro do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal já estão praticamente prontas e devem ser entregues nos próximos dias, formando o Jardim Araucárias II.

Além disso há mais 677 unidades habitacionais para ser iniciadas ou em fase de projeto. Segundo Jamil Burian Júnior, subgerente do escritório regional da Cohapar, há 229 casas em fase de projeto diretamente com a Cohapar, Prefeitura e Caixa Econômica Federal e 405 projetadas em parceria envolvendo Cohapar, Prefeitura e construtora. Ainda através da Cohapar estão sendo licitadas mais 49 unidades no Distrito de Aricanduva e 14 na região do Conjunto Habitacional Corina Pugliesi. No mês passado, o programa Minha Casa Minha Vida fez a entrega de 176 apartamentos construídos em blocos.

Conforme a assistente social da Cohapar, Rosângela Costa de Araújo, o cadastro de pessoas interessadas em casas populares, em Arapongas, revela um dado interessante. Grande das famílias inscritas, embora já estejam morando em Arapongas por vários anos, é proveniente de outras cidades circunvizinhas e até mais distantes, como Grandes Rios e Rosário do Ivaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário