Fale Conosco!!

Fale Conosco!
arapongasurgente@gmail.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Arapongas faz mobilização para manter 11 vereadores

A sociedade organizada de Arapongas está ampliando a mobilização em defesa da manutenção de 11 vereadores na Câmara local. Nesta semana, outdoors foram afixados em vários pontos da cidade reivindicando que a composição atual do Legislativo não seja alterada. A Câmara de Arapongas ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

De acordo com a Emenda Constitucional 58, que redistribui o número de vagas nos Legislativos de todo o país de acordo com o último censo populacional, Arapongas poderá ter até 17 vereadores. Já a Lei Orgânica do Município prevê 16 cadeiras.

As entidades que lideram o movimento em Arapongas querem a discussão de uma emenda à Lei Orgânica, que conste a manutenção de 11 vereadores. O presidente da Câmara, Sérgio Onofre (PMDB), por outro lado, afirma que a emenda não é necessária. Segundo ele, a Lei Orgânica prevê que um decreto é suficiente para legislar sobre o assunto. Onofre afirma que consultou a Justiça Eleitoral e que teria obtido posicionamento nesse sentido. No entanto, afirma que não há previsão ainda do assunto entrar na pauta de discussões da Casa.

Enquanto isso, o movimento a favor de 11 vereadores vem engrossando na cidade. Nos últimos dias, a União das Associações de Moradores do Município de Arapongas (Uamma) se reuniu e decidiu fazer parte da mobilização. Em nota enviada à imprensa, o presidente da Uamma, José Luiz Pereira, explica que a entidade colocou o assunto em votação e 22 associações de moradores disseram “sim” à manutenção de 11 vereadores na cidade, enquanto quatro foram favoráveis ao aumento de cadeiras. A decisão da Uamma foi enviada, em forma de ofício, ao vereador Sérgio Onofre.

Sílvio Luiz Pinetti, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), entidade que integra a mobilização, afirma que a cidade está bem representada com 11 vereadores. Segundo ele, o Legislativo, hoje, devolve R$ 1 milhão por ano ao município, dinheiro que seria comprometido com mais vereadores.

Ele lembra que uma pesquisa contratada pelas entidades, junto ao Instituto Alvorada, está sendo feita em Arapongas. O resultado será divulgado na segunda-feira, às 18h15, no Sima. Na sequência, ainda na segunda-feira à noite, os dados da pesquisa serão entregues ao presidente da Câmara, Sérgio Onofre.

Um comentário:

  1. O tresporum vai fazer de tudo para essa mobilizaçao nao ir adiante, no caso seria mais vereadores para ele comprar, para fazer farra com o dinheiro publico, ele ja manda e desmanda nesta cidade, o que mais esta faltando?compra e cala a boca de qualquer um que se for contra ele.ABAIXO A DITADURA (ACORDA ARAPONGAS!!!!!!!!)

    ResponderExcluir